O Instituto
A primeira ONG brasileira criada para democratizar um conteúdo educacional sobre fake news e violência política de gênero.
Criado em 2018, logo após eleições marcadas pela desinformação, a presença massiva de notícias falsas e os conteúdos de ódio e intolerância, o Instituto E Se Fosse Você? trabalha para que a sociedade brasileira seja capaz de reconhecer e combater todos os tipos de fake news.
E faz isso sendo autofinanciado, ou seja, cada vez que você compra um livro da nossa Editora, nos ajuda a lutar por um mundo menos violento, onde a verdade prevalece.
Missão
Educar a sociedade brasileira para reconhecer e combater fake news e violência política de gênero. A partir do entendimento de que desinformação e discurso de ódio se relacionam.
Visão
Ser a referência brasileira em conteúdo educacional sobre fake news e violência política de gênero. Pautar o debate público. Deixar mundialmente acessíveis informações sobre desinformação e discurso de ódio.
Valores
Trabalhar a partir de autofinanciamento. E, com ética e transparência, abastecer um ecossistema capaz de devolver para a sociedade ações e conteúdos que - na prática – possam mudar o mundo. Sempre se inspirando nos princípios de democracia, justiça social e direitos humanos.
Presidente
Manuela d’Ávila é jornalista, mestra e doutoranda em políticas públicas pela UFRGS. Preside o Instituto E se Fosse você? voltado ao combate da desinformação e redes de ódio.
Foi a vereadora mais jovem de Porto Alegre, deputada federal mais votada do Brasil e deputada estadual mais votada em 2014. Concorreu à vice-presidência do país, em 2018. Em 2023, presidiu o Grupo de trabalho do Governo Federal destinado ao enfrentamento do discurso de ódio e extremismo.
É autora de quatro obras: Revolução Laura, Por que lutamos? um livro sobre amor e liberdade (também traduzido para o espanhol), E Se Fosse Você? Sobrevivendo às redes de ódio e fake news e Somos as palavras que usamos. Também é organizadora e autora das Coletâneas Sempre foi sobre nós: relatos da violência política de gênero no Brasil, e Rede de Mentiras e de ódio: e se o alvo fosse você?.