Nossos projetos

Clube de Mulheres da Manu
O maior clube de leitura de mulheres do Brasil. 100% online com dois eixos que se cruzam a todo momento: Literatura + Estudos Feministas. Um lugar onde mulheres possam ler, refletir, trocar experiências e construir convivências. O Clube de Mulheres da Manu & E Se Fosse Você? nasce de uma parceria poderosa entre o bem-sucedido Clube de Leitura da Manu e o Instituto E Se Fosse Você?.

Plantão de Apoio Colmeia
O Plantão de Apoio Colmeia é um espaço seguro e confidencial para mulheres enfrentando Violência Política de Gênero e Raça. Oferece orientação para denúncias, acolhimento psicológico, apoio para torná-las públicas com segurança e Rodas de Cuidado Mútuo. Ao reunir casos, fortalece a pressão sobre instituições e partidos para combater essas violências.

Biblioteca Lélia Gonzalez
A Biblioteca comunitária do Instituto, criada a partir de doações da comunidade. A cada livro recebido, um exemplar de Rede de Mentiras e de Ódio, organizado por Manuela d'Ávila e lançado pelo Selo Editorial do Instituto, é doado para instituições públicas.

Clube de Leitura Contra a Desinformação
O clube de leitura do Instituto aposta na literatura como ferramenta para combater a desinformação, em parceria com bibliotecas comunitárias. A iniciativa conta com rodas literárias e encontros com autores e autoras gaúchos/as em cinco territórios de Porto Alegre (RS), fortalecendo o acesso à leitura e o diálogo crítico nas comunidades.

Loja E Se Fosse Você?
A loja do Instituto E Se Fosse Você? reúne livros e produtos ativistas que carregam nossas lutas e ideais. Cada compra é mais do que um apoio: é um gesto que fortalece nossas ações e nos ajuda a construir, juntos, um mundo mais justo, democrático e igualitário.

Podcast ElaPOD
Podcast sobre mulheres na política – suas histórias, desafios e conquistas. Apresentado por Manuela d'Ávila.

Formações MEL
O MEL nasceu como espaço de articulação, cuidado e fortalecimento das lutas das mulheres. Nossa missão é garantir que cada uma de nós tenha condições de ocupar os lugares que historicamente nos foram negados, seja na política, na comunicação, no ambiente jurídico ou nos espaços públicos.
As quatro formações realizadas pelo MEL respondem a essa urgência:
-
Formação Jurídica em Violência Política de Gênero e Raça
-
Formação de Cuidado Feminista
-
Formação de mediadoras de clubes de leitura
-
Curso Mulheres em Redes
Além disso, as formações são uma ferramenta de financiamento para a construção de outras ações do movimento, como o Festival MEL e as articulações nos estados.

Redes MEL
O movimento Mulheres em Lutas é para todas as mulheres que buscam um espaço de encontro, trocas e fortalecimento. Um espaço em que podemos compartilhar nossas experiências, trocar ideias e construir juntas um futuro mais justo e igualitário.
